How Bootcamps

O Método Ágil e a transformação do RH

Método Ágil – O que é?
O método ágil não é apenas mais uma metodologia, mas uma forma de pensar e agir, algo orgânico e cultural, que exige uma mudança de mindset e quebra de paradigmas. Está apoiada em princípios como maior capacidade de adaptação ao curto prazo, prototipagem rápida, feedback iterativo, tomadas de decisões em equipe e os “sprints” centrados na tarefa.

O que não é?
Método Ágil não é somente fazer mais rápido, mas evitar o desperdício de fazer mais do que o necessário, aumentar os ganhos de produtividade, identificar e eliminar a redundância e o excesso de burocracia em processos.

O RH e o método ágil
Apesar de ter sua criação associada ao setor de desenvolvimento de softwares e tecnologia, a aplicação do Método Ágil pode ser notada em diversas outras áreas de atividades e setores dentro das organizações, como o RH, transformando o modo como as empresas contratam e administram as pessoas.
Como o RH é uma área que conecta todas as demais, está vivendo um momento de profunda transformação, mudando processos como a administração de desempenho, avaliação de talentos, desenvolvimento de habilidades, recrutamento, recompensa e aprendizado.

Conheça algumas dessas transformações em áreas distintas do RH:
Avaliações de desempenho
Empresas que adotam o Método Ágil trabalham com projetos com prazos menores, conduzidos por diferentes líderes e equipes. Nesse cenário, é necessário que os feedbacks sejam mais frequentes para que as equipes possam ser mais ágeis, corrigir seus erros, melhorar o desempenho e aprender por meio da iteração.

Coaching
Grande parte das empresas que adotaram o Método Ágil no RH estão investindo no aprimoramento das habilidades de coaching de seus gestores, além de investirem em treinamentos com sprints de aprendizado e feedbacks de pares, promovendo melhorias nas relações entre supervisores e equipes.

Equipes
Enquanto o RH tradicional possuía um foco mais direcionado às pessoas, o RH Ágil também é voltado para as equipes, utilizando metodologias como o Scrum para revisão de metas e tarefas. Essas equipes ganham novas responsabilidades, como acompanhar e gerenciar seu próprio progresso, identificar obstáculos, avaliar liderança e gerar insights para a melhoria de desempenho.
Remuneração
Enquanto algumas empresas adotam um modelo de remuneração que propõem bônus pontuais para recompensar as contribuições no momento em que ocorrem – em vez do modelo de aumento de salário uma vez por ano, por exemplo – outras oferecem bônus baseados na complexidade dos projetos assumidos pelos funcionários ou pelo desempenho superior.
Recrutamento
Os novos processos de recrutamento das empresas que adotam o RH Ágil incluem a classificação das vagas de acordo com as prioridades do setor, compartilhamento de informações sobre os candidatos e rastreamento do tempo do ciclo de preenchimento de vagas, identificando gargalos e processos bloqueadores.

Aprendizado e desenvolvimento
Algumas inovações podem ser notadas em empresas que fornecem módulos de aprendizagem online para que os funcionários possam acessar de acordo com suas necessidades, nas análises de dados para a identificação das habilidades exigidas para determinadas funções, sugerindo aos funcionários o tipo adequado de treinamento, segundo suas experiências e seus interesses.

Quer saber mais sobre o tema? Faça o bootcamp RH Ágil com a Vicky Figueira, Gerente de pessoas da BringIT.